História de Cosmópolis
Cosmópolis. Uma história de muitos
Cidade universo. Denominado dessa forma pelo encontro de várias etnias, a cidade de Cosmópolis trás em suas história a ramificação de muitas histórias, fatos e culturas, onde a porção de terra germinou o munícipio que conhecemos nos dias de hoje. O povoado de Cosmópolis, fazia parte de uma extensa área conhecida como Fazenda Funil, pertencente a Campinas, lugar de qualidade para produção agrícola. Para que houvesse crescimento na localidade de grande importância era necessário que uma companhia ferroviáia passasse por esta região para o escoamento do que era produzido por aqui.
Existia dentro deste espaço uma linha particular da usina de açúcar, a Usina Ester, porém a busca pela ferrovia era desejável para que o café, produto em alta, alcançasse o comércio. O investimento foi realizado, trazendo a linha ferroviária Funilense e em conjunto a isso o desenvolvimento desta região. Era preciso mão de obra e o governo passava a investir na imigração, oferecendo aos imigrantes a posse da terra que eles cultivassem. Nascia nesta área o Núcleo Colonial Campos Salles, nome que se refere ao então Presidente de São Paulo (equivalente a Governador em sua época) e posteriormente Presidente da República Manuel Ferraz Campos Salles.
Chegavam ao primeiro momento os suíços, reconhecendo a qualidade do solo para o plantio e produção, e outros contratados para tarefas de manutenção na linha Funilense. Neste contexto cresce a colônia. Contudo, muitas das famílias suiças não se adaptaram e foi-se aberta à habitação do núcleo para outros imigrantes como alemães, italianos e austríacos. Povos que traziam de suas nações um pouco da cultura, do jeito de ser, misturado em um só lugar. Em seguida vieram os espanhóis, russos, portugueses, sírios (que desenvolveram o comércio) para trabalharem na linha de ferro. Dessa forma o Núcleo Colonial Campos Salles foi crescendo e recebedo cada vez mais pessoas interessadas em começar uma vida, a investir e crescer. Durante esse processo, o núcleo recebeu alguns nomes antes de sua formação como: Campo das Palmeiras e Burgo e após o próprio nome Campos Salles (como citado no início), foi nomeado Barão Geraldo de Rezendo e finalmente, em 1905, é nomeado Cosmópolis. No ano seguinte é denominado distrito, estando em subordinação à Campinas.
Nome do município
O nome do município deriva das palavras gregas cosmos (global) e polis (a cidade-estado grega), significando então "cidade do universo". Quem é natural de Cosmópolis é cosmopolense, e não cosmopolitano como alguns confundem.
confiram aqui algumas fotos que eu fotografei esta semana para compartilhar com vocês, para que possam conhecer um pouco da cidade
não vou postar todas para que não fiquem cansados de ver tantas fotos mas escolhi algumas, no decorrer da semana vou postando as outras pois tem muitas fotos linda, para vocês verem pouco a poucos entre uma postagem e outra eu vou postando.
A paineira toda florida que fica atrás do hospital de cosmópolis
Praça da Igreja Matriz Santa Gertrudes no Centro da Cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário